QUEM SOMOS

logo acf

HISTORIAL

A Antena do Campo Freudiano (ACF) é uma Associação de Psicanálise fundada em Portugal por José Martinho, em Janeiro de 1987.

A ACF iniciou então as suas actividades públicas com um Seminário consagrado ao «Retorno a Freud de Jacques Lacan».

Com temas sempre novos, este Seminário nuclear tem-se mantido ao longo dos anos, deixando a cada um a liberdade de seguir, participar ou abandonar.

Em Novembro de 1994, a ACF tornou-se, através de um Acto Notarial, uma Associação Científica, Técnica e Profissional, sem fins lucrativos e com personalidade jurídica. Os Colégios iniciais (Lisboa, Coimbra e Bragança) organizaram Ciclos de Conferências Internacionais, Congressos, Palestras e Jornadas de Estudo, promoveram a criação de pequenos grupos de trabalho (Carteis), de publicações, e assinaram Protocolos de Cooperação com outras instituições.

A ACF faz parte da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) desde a sua criação, por Jacques-Alain Miller, em Fevereiro de 1992. Desde 2003 que é um dos Grupos afiliados da Nova Escola Lacaniana da AMP. Pertence igualmente, desde 2008, à Federação Europeia das Escolas de Psicanálise (FEEP).

Para além das referidas actividades culturais, académicas e editoriais, a ACF cuida sobretudo da formação do psicanalista e da transmissão do saber proveniente da sua experiência, de modo a poder expô-lo ao controlo das instâncias existentes.

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO

(tal como constam no documento complementar elaborado nos termos do número dois do artigo setenta e oito do Código do Notariado, e que faz parte integrante da escritura lavrada em vinte e nove de Novembro de mil novecentos e noventa e quatro, a folhas setenta e sete verso e seguintes do livro doze-M, do Terceiro Cartório Notarial de Lisboa)

 

Artigo Primeiro: Denominação e Sede

1. A «Antena do Campo Freudiano - Associação» é uma Associação de Psicanálise sem fins lucrativos.

2. A Associação tem a sua sede provisória na Estrada da Luz, número quatro, segundo andar, letra D, 1600 Lisboa, freguesia de São Domingos de Benfica, sendo a sede definitiva posteriormente definida.

3. A Associação encontra-se aberta a contactos e celebração de protocolos com organismos nacionais e estrangeiros.

Artigo Segundo: Objeto
Artigo Terceiro: Meios e Ação
Artigo Quarto: Recursos
Artigo Quinto: Membros e Secções
Artigo Sexto: Órgãos Sociais

DIREÇÃO

Presidente : José Martinho - AME da AMP, NLS, EFP, ACF

Vice-Presidente: Filipe Pereirinha - AP da NLS, ACF

Vogal: Anne Pedro - Master do Departamento de Psicanálise da Universidade Paris VIII

 

Pesquisar